Programa

14H - 19H: CONQUISTA O FORTE - AS 5 MISSÕES DO HORIZONTE EUROPA

Aproveitando o enquadramento do Forte de S. João Baptista, os participantes irão percorrer o Forte como se de uma conquista se tratasse, obtendo um carimbo cada vez que participarem numa atividade de uma área científica relacionada com uma missão do Horizonte Europa (novo programa quadro de apoio à Investigação e Inovação da União Europeia). Está lançado o desafio, boa sorte!

17H30 - 19H: HORA DO CONTO UMA SAÚDE (ONE HEALTH)

Leitura de contos infantis sobre o conceito uma saúde, seguido de uma dinâmica de grupo com os participantes (perguntas/respostas)

21H: FÊMEAS PROMÍSCUAS, MACHOS TERRITORIAIS E ACASALAMENTO FURTIVO: A VIDA PRIVADA DOS PEIXES CICLÍDEOS

Os Grandes Lagos da África são o lar de um número enorme de espécies muito diversas de peixes ciclídeos. Na maioria das espécies, os machos não estão envolvidos na educação e proteção dos seus descendentes. Como tal, todos os seus esforços reprodutivos são dedicados ao acasalamento, o que resulta em competição intensa por parceiras.

Alguns machos investem muito em ornamentos para atrair as fêmeas e aumentar as suas chances de acasalamento. Este investimento vai desde ter corpos com cores vivas até construir enormes castelos de areia, mas será que compensa? As fêmeas realmente caem pelos encantos do macho mais vistoso ou estão a fazê-los de tolos?

Esta sessão consiste numa palestra interativa de 20 minutos seguida de uma sessão de perguntas e respostas e de uma atividade (desenho e escrita) onde os participantes com os melhores desenhos e textos ganharão prémios!

21H40: DA FICÇÃO PARA A REALIDADE & DO LABORATÓRIO PARA O MERCADO: A CRIAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM LABORATÓRIO

Pedro Costa é cientista e empresário (Biofabics). Entre os projetos em que está envolvido com parceiros internacionais incluem-se a criação de um mini intestino em laboratório para estudos de nutrição e de micro tecidos cardíacos de modo a permitir estudar doenças do coração. Além destes, tem ainda vários outros projetos em curso direcionados à criação de outros tecidos e órgãos, tais como a cartilagem, pele, pulmão e fígado. O Pedro irá falar-nos sobre estes projetos e sobre a sua experiência da translação da ciência para o mercado. Junta-te a nós!

22H30: SCIENCE QUIZ

quiz

Bem ao estilo dos pub quizzes, lançamos-te o desafio de testares o teus conhecimentos em diversas áreas da ciência. Atreve-te a participar e ganha prémios!

Inscreva já a sua escola em 3 simples passos.